O que mudou nos anúncios classificados on-line
A era digital, o on-line, trouxe várias transformações e os classificados foram dos primeiros casos. Mas algumas coisas o digital não conseguiu mudar e, para bem ou mal, permanecem inalteradas nos dias de hoje.

A era digital trouxe aos anúncios on-line a acessibilidade e democratização da internet, e hoje podemos encontrar dezenas, senão centenas, de sites em Portugal que a troco de um “pequeno” custo destacam o seu anúncio sob diversas formas, disponibilizam meios de pagamento, de logística, serviços de reclamações, devoluções, e tudo o mais que se aplique à necessidade desta forma de trocar, vender ou comprar artigos.
Mas estas trocas e vendas não nasceram apenas na era digital, eram feitas, e ainda hoje continuam a ser, recorrendo a contactos com conhecidos, familiares, através dos anúncios classificados em jornais, revistas, panfletos,etc...
O que é que mudou ?
- O meio principal passou a ser o digital
- Maior acessibilidade e facilidade de colocação de anúncios usando um computador, tablet ou smartphone
- Maior quantidade de anúncios disponíveis em diversas plataformas, aliás hordes de anúncios em catadupa
- Os métodos de tentativa de fraude passaram a incluir os meios digitais de pagamento e logística
O que é que ainda permanece ?
- Meio de comunicação mudou mas o principio mantém-se, divulgar, informar, anunciar
- O contacto permanece algo desconhecido, o nome, telefone, e-mail, podem não ser esclarecedores sobre a identidade do anunciante
- Continuam a verificar-se inúmeras tentativas de fraude ou mau serviço por parte dos anúnciantes
- Alguns anúncios permanecem publicados mesmo após os artigos estarem vendidos, levando potenciais compradores a contactos infrutiferos ou fraudulentos para o artigo que pensavam ter encontrado
O que é que precisa ou pode ser melhorado ?
- Uma forma de melhorar de forma eficaz o grau de fiabilidade dos anunciantes e compradores por forma a reduzir o risco de fraude ou de uma má experiência
- Dado que na maioria dos casos os anúncios são gratuitos, e as plataformas digitais o permitem fávilmente, os mesmos poderão expirar e obrigar-se á sua renovação mais frequentemente, reduzindo assim o número de anúncios de artigos já vendidos, esquecidos e que já deveriam ter sido removidos
- Os anunciantes continuam a ser desconhecidos, apenas se conhece um contacto de email, telefone, nome, que pode ou não corresponder ao do real anunciante
- As listas de anúncios precisam de ser orgânicas, ou seja devolverem os resultados estritos do resultado da pesquisa e não encher a lista de resultados com anúncios repetidos de anunciantes pagantes de serviços de destaque e premium, se os houver que não sejam repetidos na pesquisa
- Melhorar mecanismos de contacto com os potenciais compradores para o artigo que quer vender ou trocar por forma a evitar o recurso a meios de contacto paralelos.
São alguns temas sobre os quais iremos tentar desenvolver o Atol.pt por forma a melhorar os serviços de anúncios classificados, reduzindo o nº de anúncios publicados não válidados, que em alguns casos estimamos que sejam na ordem dos milhares.
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